Exercício avaliativo –

Responda às questões como comentário

 Com base nos estudos que realizamos em nossas aulas responda:

  1. O que é coesão textual?
  2. Explique a função das preposições.
About these ads

50 thoughts on “Exercício avaliativo –

  1. 1) e um enunciado que não se constroi com um monte de palavra e orações. Elas se organizam segundo principiosgerais de dependência sintática e semântica.

    2) A preposição liga duas outras palavras estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência.

    Nome:Danilo tiago
    serie 2ºD Reforço

  2. 1 – Coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes, para que o texto tenha sentido, e evitando a repetição das palavras!
    Flw GilsãoO!
    2- Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou orações, estabelecendo entre elas relações de sentido e de dependência. Sintaticamente, as preposições não desempenham uma função, são conectivos, ou seja, estabelecem apenas conexões entre termos da oração. Apesar de não exercer propriamente uma função sintática, o emprego adequado das preposições é essencial para a coesão do texto.

  3. QUESTÇÃO 1 – Coesão textual têm como objetivo dar alguma firmeza ao texto, dando algum sentindo, evitando a repetição de palavras. Existem dois conjuntos na coeçao a Coesão léxica que é o emprego de sinônimos e a Coesão gramatical que é o emprego de artigos, pronomes, adjetivos,advérbios,conjunçoes e numerais.

    QUESTÃO 2- Preposição é uma palavra que nao muda que tem por função ligar o complemento à palavra completada. Os termos ligados pela preposição denominam-se antecedente (o que vem antes) e o conseqüente (o que vem depois). Exemplos: “Casa ‘de’ Pedro”, “Fui ‘até’ Paris”, “Estamos ‘em’ festas”, ‘de’, ‘até’ e ‘em’ são preposições. As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. Essenciais são as que só desempenham essa função: a, de, perante, ante, desde, por, etc. Acidentais são outras classes de palavras, eventualmente empregadas como preposições: conforme, consoante, salvo, tirante, exceto, menos, mediante, etc..

    BEIJOS PROF DE ELAINE :] 3°G

  4. Coesão textual é a ligação entre os elementos do texto, ou seja, se palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.

    A função das preposições é estabelecer variadas relações entre os termos que ligam.

    As preposições também podem ser a combinação das classes gramaticais, por exemplo : de + artigo o= do; de + esta.

  5. 1 – A Coesão Tem Como Objetivo Dar Consistência ao Texto, Fazendo com que algumas Palavras Tenham Ligação Entre Elas Para que o Texto Tenha Sentido. Se Usa a Coesão Utilizando Adjetivos, Pronomes, Artigos, Advérbios, etc.

    2 – A preposição tem função de unir um verbo com substantivo ou substantivo com substantivo. Quando Acontece uma, normalmente há uma subordinação do segundo termo em relação ao primeiro.

  6. Com base nos estudos que realizamos em nossas aulas responda
    1) Coesão Textual:
    Pelo que estudamos,entendo que a coesão textual,é a “amarração” entre várias partes do texto,explecitada por mecanismos linguisticos tanto gramaticais,quanto semanticos,visando relações sintáticas possíveis dentro da língua,visando as relações dentro de um mesmo campo semântico.
    2) função das preposições: cumprem a função de ligar elementos,ou seja Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração.

  7. 1-É a correta ligação entre os elementos de um texto, ou seja, quando as diversas estruturas de uma frase estão corretamente empregadas dando uma conexão entre parágrafos, frases etc.
    2-a preposição é um conectivo, ou seja, tem a função de ligar palavras, como :substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc.

  8. Questão 1 : Coesão Textual,a coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico.

    Questão 2: Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.

    Magda do reforço 2°D

  9. 01. Coesão léxica: é obtida através de relações de sentido entre as palavras, ou seja, do emprego de sinônimos.

    Coesão gramatical: é obtida a partir do emprego de artigos, pronomes, adjetivos, advérbios, conjunções e numerais.

    02.Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si; é invariável; estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.

  10. A coesão é quando o texto é coeso, ou seja, quando há articulações entre os elementos do texto, estabelecendo relações entra cada período do texto.

    Preposição : A preposição é um conectivo, isto é, uma classe de palavra que desempenha função de ligação.

  11. 1- As técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.

    2-A preposição é um conectivo, isto é, uma classe de palavra que desempenha função de ligação. Liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo, adjetivo a verbo etc.). Preposição é, pois, uma palavra invariável que tem por função ligar o complemento à palavra completada. Os termos ligados pela preposição denominam-se antecedente (o que vem antes) e o conseqüente (o que vem depois). Exemplos: “Casa ‘de’ Pedro”, “Fui ‘até’ Paris”, “Estamos ‘em’ festas”, ‘de’, ‘até’ e ‘em’ são preposições. As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. Essenciais são as que só desempenham essa função: a, de, perante, ante, desde, por, etc. Acidentais são outras classes de palavras, eventualmente empregadas como preposições: conforme, consoante, salvo, tirante, exceto, menos, mediante, etc.

  12. 1. Coesão textual tem relação com a microestrutura do texto, o encadeamento de ideias, ligados por elos que garantem o sentido e, consequentemente a compreensão do texto. A coesão é uma “amarração” entre as várias partes do texto, ou seja, o entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças.

    2. A função é estabelecer relação entre dois ou mais termos da oração. essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.

  13. reforço de portugues

    2°c
    n°35

    1) coesão textual e uma forma que vc unir parte de elemento inteiro que e uma texto.

    2) a função da preposiçaõ e liga uma outra dando sentido a frases.

  14. REPOSTA 1:É um recurso utiliza nas produções de texto para encurta-lo,para que fique muito repetitivo e muito menos cansativo ,para dar mais prazer na leitura.

    RESPOSTA 2:É um conectivo ou seja é classe de palavra que faz ligações das orações,ex liga um adjetivo em um verbo.

  15. 1 . R :A coesão é essa “amarração” entre as várias partes do texto, ou seja, o entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças. Existem, em Língua Portuguesa, dois tipos de coesão: a lexical e a gramatical.

    A coesão lexical é obtida pelas relações de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos e formas elididas. Já a coesão gramatical é conseguida a partir do emprego adequado de artigo, pronome, adjetivo, determinados advérbios e expressões adverbiais, conjunções e numerais

    2. R:As preposições podem estabelecer variadas relações entre os termos que ligam
    Ex.: Limpou as unhas com o grampo (relação de instrumento)

    FINISH , ; )

    BLOOOOG DOOO GILSÃÃÃO /

  16. 1. O que é coesão textual?

    Resposta: De maneira resumida, as técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.Existem basicamente dois mecanismos de coesão textual:
    * Coesão léxica: é obtida através de relações de sentido entre as palavras, ou seja, do emprego de sinônimos.
    * Coesão gramatical: é obtida a partir do emprego de artigos, pronomes, adjetivos, advérbios, conjunções e numerais.

    2. Explique a função das preposições.

    Resposta: Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si; é invariável; estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.
    Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais.
    As preposições podem ser de dois tipos:
    * Preposição essencial: sempre funciona como preposição.
    Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, até…
    * Preposição acidental: palavra que, além de preposição, pode assumir outras funções morfológicas.
    Exemplo: consoante, segundo, mediante, tirante, fora, malgrado…

  17. 1º . É o encadeamento de ideias ligadas por elos que garantem o sentido e consequentemente a compreenção do texto.

    2º . A preposição tem a função de ligar frases, orações e períodos para que o sentido seja completo (coesão).

  18. 1.oque é coesao textual?
    R:As técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.

    2.explique a funçao das preposições.
    R:Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si; é invariável; estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais.

  19. Olá,professor!
    Então,tenho 2 dúvidas,sobre 2 obras de leitura obrigatória da Fuvest(que ocorrerá domingo)
    1°) Antologia poética,de Vinícius de Moares,faz parte de que escola literária?Pesquisei em vários lugares,e não acho nada que possa me ajudar sobre isso.
    2°)Memórias de um sargento de milícias,de Manuel Antônio de Almeida,faz parte do romantismo ou realismo?Achei por aqui,que faz parte das duas escolas literárias,e sendo assim fiquei na dúvida…
    Desde já,agradeço!
    =)

  20. 1. coesão têm por objetivo dar sentido ao texto, ligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.
    2.a oreposiçao liga palavras entre si

  21. 1.
    O que é coesão textual?

    são palavras diferentes mas que dão o mesmo sentido ao texto, evitando a repetição

    2.
    Explique a função das preposições.
    .
    servem para ligar termos ou orações, para estabelecer relação de sentido

  22. É um tipo de articulação gramatical entre os elementos de um texto – o texto, compreendido como ‘tecido’ , ‘trama’. A esse mecanismo que permite estabelecer boas relações entre os elementos do texto para facilitar o entendimento e torná-lo mais encorpado, agradável, mais atraente, é que se chama coesão textual ou recursos coesivos.

  23. 1- O que é coesão textual?

    Resposta: As técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.
    Existem basicamente dois mecanismos de coesão textual:
    Coesão léxica: é obtida através de relações de sentido entre as palavras, ou seja, do emprego de sinônimos.
    Coesão gramatical: é obtida a partir do emprego de artigos, pronomes, adjetivos, advérbios, conjunções e numerais.
    _______________________________________________________________________________

    2 -Explique a função das preposições.

    Resposta:Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou orações, estabelecendo entre elas relações de sentido e de dependência. Sintaticamente, as preposições não desempenham uma função, são conectivos, ou seja, estabelecem apenas conexões entre termos da oração. Apesar de não exercer propriamente uma função sintática, o emprego adequado das preposições é essencial para a coesão do texto.

    Classificação das preposições:As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As essenciais são aquelas que sempre funcionam como preposições. Já as acidentais são palavras de outras categorias gramaticais que, em determinados contextos, agem como preposição. Veja alguns exemplos:

    Essenciais :a, ante, após, até, com contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem sob, sobre, trás.

    Acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, salvo, segundo, visto

    Algumas vezes, a relação entre dois termos é estabelecida por duas ou mais palavras e não por uma preposição apenas. Nesses casos, a expressão é denominada de locução prepositiva.

    Combinação e contração: As preposições podem se unir a outras palavras, formando combinações e contrações. Ocorre combinação quando a preposição, na união com outra palavra, mantém todos os seus fonemas, ou seja, não sofre alteração no som. Isso acontece, por exemplo, na junção da preposição a e o artigo masculino o (s).

    A contração ocorre quando a preposição, na união com outra palavra, sofre alterações fonológicas, ou seja, há perda de sons. Veja alguns exemplos:

    da = de (preposição) + a (artigo)

    no = em (preposição) + o (artigo)

    numa = em (preposição) + uma (artigo)

    pelo = per (preposição) + o (artigo)

    dessa = de (preposição) + essa (pronome demonstrativo)

    naquela = em (preposição) + aquela (pronome demonstrativo)

    Note: A contração da preposição a com o artigo a ou com os pronomes a, aquele(s), aquela(s), aquilo recebe o nome de crase. Na escrita, esse fenômeno é indicado pelo acento grave.

    Os valores das preposições: As preposições ao ligarem palavras ou orações estabelecem determinados valores semânticos, isto é, determinados sentidos que serão definidos pelo contexto.

    _______________________________________________________________________________

    Nome: Kleiton Dias de Souza
    N°: 21 Série: 3°F

  24. 1- Palavras como preposições, conjunções e pronomes possuem a função de criar um sistema de relações, referências e retomadas no interior de um texto; garantindo unidade entre as diversas partes que o compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de elementos no texto recebe o nome de Coesão Textual.

    2- As preposições não exercem propiamente uma função, elas são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre os termos oracionais.

  25. A) Coesão é gancho, uma amarração que une as várias partes do texto, podendo distinguir-se de dois modos: a coesão léxica – obtida na relação de sinônimos, nomes … – e a coesão gramatical – com o uso de pronomes, artigos, adjetivos…
    B) As preposições possuem a função básica de ligar as palavras, estabelecendo diferentes relações de sentido…

  26. O que é coesão textual?

    As técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.
    Existem basicamente dois mecanismos de coesão textual:
    Coesão léxica: é obtida através de relações de sentido entre as palavras, ou seja, do emprego de sinônimos.
    Coesão gramatical: é obtida a partir do emprego de artigos, pronomes, adjetivos, advérbios, conjunções e numerais.

    Explique a função das preposições

    Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si; é invariável; estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.
    Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais

  27. A Coesão Textual tem relação com a microestrutura do texto o
    encadeamento de ideias,ligados por elas que garantem o sentido
    e consequentemente a compreensão do texto

  28. A Preposições É a palavra invariável que liga dois termos entre si, estabelecendo relação de subordinação entre o termo regente e o regido. São antepostos aos dependentes (objeto indireto, complemento nominal, adjuntos e orações subordinadas).

  29. 1.A coesão é essa “amarração” entre as várias partes do texto, ou seja, o entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças. Existem, em Língua Portuguesa, dois tipos de coesão: a lexical e a gramatical.

    A coesão lexical é obtida pelas relações de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos e formas elididas. Já a coesão gramatical é conseguida a partir do emprego adequado de artigo, pronome, adjetivo, determinados advérbios e expressões adverbiais, conjunções e numerais.

    2.Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro.
    A preposição é o termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. Só não pode ligar verbo a verbo.

  30. karen borba. numero 18 3 F
    1-É a correta ligação entre os elementos de um texto, ou seja, quando as diversas estruturas de uma frase estão corretamente empregadas dando uma conexão entre parágrafos, frases etc.
    2-a preposição é um conectivo, ou seja, tem a função de ligar palavras, como :substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc.

  31. 1-*Coesão Textual

    Existem basicamente dois mecanismos de coesão textual:

    Coesão léxica: é obtida através de relações de sentido entre as palavras, ou seja, do emprego de sinônimos.

    Coesão gramatical: é obtida a partir do emprego de artigos, pronomes, adjetivos, advérbios, conjunções e numerais.

    2-Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si; é invariável; estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.

    Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais. As preposições podem introduzir:

    • Complementos verbais: Obedeço “aos meus pais”.
    • Complementos nominais: continuo obediente “aos meus pais”.
    • Locuções adjetivas: É uma pessoa “de caráter”.
    • Locuções adverbiais: Naquele momento agi “com cuidado”.
    • Orações reduzidas: “Ao chegar”, foi abordado por dois ladrões.

    As preposições podem ser de dois tipos:

    1. Preposição essencial: sempre funciona como preposição.
    Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, até…

    2. Preposição acidental: palavra que, além de preposição, pode assumir outras funções morfológicas.
    Exemplo: consoante, segundo, mediante, tirante, fora, malgrado…

  32. 1-Ao lado da coerência, a coesão é outro requisito para que sua redação seja clara, eficiente. A seguir, mostramos alguns elementos que permitem que sua redação seja coesa. Para entender melhor a coesão textual, analise como algumas palavras/frases estão ligadas entre si dentro de uma sequência, numa conhecida fábula de Esopo.

    2-Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.

  33. 1)A coesão é essa “amarração” entre as várias partes do texto, ou seja, o entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças. Existem, em Língua Portuguesa, dois tipos de coesão: a lexical e a gramatical.

    2)Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais.

  34. 1-As técnicas ou mecanismos de coesão tem por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras

    2-Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si, é invariável, estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.

  35. 1-As técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.

    2-Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais. As preposições podem introduzir:

  36. 1-A coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.

    2-Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais. As preposições podem introduzir:

  37. As técnicas ou mecanismos de coesão têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.

    Existem basicamente dois mecanismos de coesão textual:

    Coesão léxica: é obtida através de relações de sentido entre as palavras, ou seja, do emprego de sinônimos.

    Coesão gramatical: é obtida a partir do emprego de artigos, pronomes, adjetivos, advérbios, conjunções e numerais.

  38. 2- Preposição é a classe de palavras que liga palavras entre si; é invariável; estabelece relação de vários sentidos entre as palavras que liga.

    Sintaticamente, as preposições não exercem propriamente uma função: são consideradas conectivos, ou seja, elementos de ligação entre termos oracionais. As preposições podem introduzir:

    • Complementos verbais: Obedeço “aos meus pais”.
    • Complementos nominais: continuo obediente “aos meus pais”.
    • Locuções adjetivas: É uma pessoa “de caráter”.
    • Locuções adverbiais: Naquele momento agi “com cuidado”.
    • Orações reduzidas: “Ao chegar”, foi abordado por dois ladrões.

    As preposições podem ser de dois tipos:

    1. Preposição essencial: sempre funciona como preposição.
    Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, até…

    2. Preposição acidental: palavra que, além de preposição, pode assumir outras funções morfológicas.
    Exemplo: consoante, segundo, mediante, tirante, fora, malgrado…

    Locução prepositiva

    Chamamos de locução prepositiva ao conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de uma preposição. A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição.

    Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de…

    As preposições podem combinar-se com outras classes gramaticais.

    Exemplos: do (de + artigo o)
    no (em + artigo o)
    daqui (de + advérbio aqui)
    daquele (de + o pronome demonstrativo aquele)

    Emprego das preposições

    – as preposições podem estabelecer variadas relações entre os termos que ligam.

    Ex.: Limpou as unhas com o grampo (relação de instrumento)
    Estive com José (relação de companhia)
    A criança arrebentava de felicidade (relação de causa)
    O carro de Paulo é novo(relação de posse)

    – as preposições podem vir unidas a outras palavras.
    Temos combinação quando na junção da preposição com outra palavra não houver perda de elemento fonético.
    Temos contração quando na junção da preposição com outra palavra houver perda fonética.

    Contração Combinação
    Do (de + o) Ao (a +o)
    Dum (de + um) Aos (a + os)
    Desta (de + esta) Aonde (a + onde)
    No (em + o)
    Neste (em + este)

    – a preposição a pode se fundir com outro a, essa fusão é indicada pelo acento grave ( `), recebe o nome de crase.
    Ex.: Vou à escola (a+a)

  39. 1- Resposta: Coesão textual é a responsável por fazer com que a frase tenha sentido , ela é a conexão uma espécie de amarração que faz com que palavras soltas se amarrem e ganhem um sentido .

    2-Resposta :Preposição é justamente uma das responsáveis por dar coesão a um texto , já que ela pode ser considerada como um conectivo que estabelece ligação entre os termos de uma ligação , fazendo com que esses termos ganhem sentido .

  40. 1)Coesão textual:
    Acredito que coesão textual é quando se esta criando uma relação de elementos no texto,estabelecendo relações entre os termos de uma frase,ou entre um paragráfo e outro.Ou seja:Idéias,elos,sentidoe compreensão.
    2)Função das Preposições:
    São palavras que possuem a função de estabelecer uma relação e de sentido entre duas palavras em um determinado período,oração e frase.Atuando na idéia de sentido.

    Rafaela Alves Siqueira 3ºG

  41. 1. É o encadeamento de ideias ligadas por elos que garantem o sentido e consequentemente a compreenção do texto.

    2. A função da preposição é de ligar as frases uma nas outras, orações e períodos para que elas tenham coesão (sentido completo).

  42. 1- São as ligações de ideias que garantem o sentido e a compreenção do texto.

    2- É de ligar as frases, orações e períodos para que tenham sentido e compreenção do texto (coesão).

  43. jaqueline n°15 3 f
    2-É a palavra invariável que liga dois termos entre si, estabelecendo relação de subordinação entre o termo regente e o regido. São antepostos aos dependentes (objeto indireto, complemento nominal, adjuntos e orações subordinadas).

  44. 1. O que é coesão textual?

    São técnicas ou mecanismos que têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.

    2. Explique a função das preposições.

    A preposição é um conectivo, isto é, uma classe de palavra que desempenha função de ligação. Liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo, adjetivo a verbo etc.).

  45. questao 1 resposta

    preposições, conjunções e pronomes possuem a função de criar um sistema de relações, referências e retomadas no interior de um texto; garantindo unidade entre as diversas partes que o compõe. Essa relação, esse entrelaçamento de elementos no texto recebe o nome de Coesão Textual.

    amanda 3°G

  46. preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás

    A preposição é um conectivo, isto é, uma classe de palavra que desempenha função de ligação. Liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo, adjetivo a verbo etc.). Preposição é, pois, uma palavra invariável que tem por função ligar o complemento à palavra completada. Os termos ligados pela preposição denominam-se antecedente (o que vem antes) e o conseqüente (o que vem depois). Exemplos: “Casa ‘de’ Pedro”, “Fui ‘até’ Paris”, “Estamos ‘em’ festas”, ‘de’, ‘até’ e ‘em’ são preposições. As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. Essenciais são as que só desempenham essa função: a, de, perante, ante, desde, por, etc. Acidentais são outras classes de palavras, eventualmente empregadas como preposições: conforme, consoante, salvo, tirante, exceto, menos, mediante, etc.

    Beijos prof Amanda
    3°G

  47. 1. O que é coesão textual?

    São técnicas ou mecanismos que têm por objetivo dar consistência ao texto, interligando suas partes para que tenha uma unidade de sentido, evitando a repetição de palavras.

    2. 2. Explique a função das preposições

    São palavras que possuem a função de estabelecer uma relação e de sentido entre duas palavras em um determinado período,oração e frase.Atuando na idéia de sentido.

    obrigado prof!!

    bjsss vou sentir falta de cantar na sala com o senhor ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s